Formas de Comunicação

As Diversas Formas de Comunicação e Sua Importância

Nós humanos somos seres sociáveis, precisamos de comunicação para viver, sem ela estamos recorrente a adquirir sintomas prejudiciais a saúde mental e física devido a solidão. A comunicação é a principal forma de transmitir dados e informações, este ato é inerente a vida humana.

Primeiramente, comunicação é um processo que envolve trocar informações entre duas pessoas, por isto é um processo social primário. Já um meio de comunicação é um artificio utilizado para que informações sejam passadas para outra pessoa e compreendidas pela mesma.

A necessidade de se comunicar vem desde os primórdios com a noção de sobrevivência, formação dos primeiros grupos e construção das ideias e pensamentos, percebendo a sua verdadeira importância ela foi sendo aprimorada pelo ser humano com o passar dos tempos. Algumas das formas de comunicação mais básicas e importantes para nós são:

Comunicação Oral

É a fundamental e parte do principio de interação de ideias entre quem envia e recebe a mensagem, mais do que enviada corretamente ela deve ser ouvida e ainda interpretada. No caso da expressão oral, a linguagem será sempre verbal e direta, frente a frente ou à distância por meio de algum equipamento como televisão, celular, computador, entre outros.

Comunicação Escrita

Sendo parte da comunicação oral, ela é utilizada para expressar ideias e informações através de livros, jornais, mensagens de texto, bilhetes, entre outros. Foi um dos primeiros métodos a ser utilizado pelo ser humano e aprimorados, hoje ela pode ter diferenciações conforme a cultura, língua e demais aspectos.

Comunicação Não Verbal

Nesse tipo de comunicação não é utilizada nem a fala ou a escrita. Os códigos utilizadas geralmente são visuais ou sonoros ou até mesmo ambos, podemos citar exemplos como: danças, música, mímica, sinais de trânsito entre outros.

Enfim, as formas de comunicação podem se tornar ainda mais específicas considerando a área de atuação. Veja esses tipos de comunicação interna. Não vivemos sem comunicação, por isso tê-la é uma questão de vida ou morte.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *